Criar um Site Grátis Fantástico
Arte & Cultura
nation2.com

comunidades.net

Exposições Culturais

Primeira Anterior ...            Próxima Ultima

Platão e Aristóteles em detalhe do quadro de Rafael Sanzio intitulado A Escola de Atenas , de 1509. Um pormenor interessante é que Rafael deu a Platão o rosto de Leonardo da Vinci, em homenagem a seu grande colega pintor. Clique na imagem para ver o quadro inteiro.


(Imagem 5/7)

Realmente Platão (428/27-347 a.C.) foi um filósofo que tinha a cabeça nas nuvens, o grande teórico da metafísica. Sua influência sobre o pensamento ocidental foi imensa. O filósofo do século 20 Alfred North Whitehead (1861-1947) chegou a dizer que toda a filosofia não passava de uma nota de rodapé a Platão. Para dar uma pequena medida de sua importância, basta dizer que grande parte da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana está alicerçada em uma leitura cristã de Platão feita inicialmente por Plotino (205-270) e, mais tarde, por Santo Agostinho (354-430).

Já Aristóteles (384-322 a.C.), aluno de Platão (e que aluno!), tinha os pés no chão e estava ligado à terra - foi o filósofo da realidade concreta. Foi ele quem articulou, sistematizou e explicou nossa relação com o mundo empírico. Assim, lado a lado com suas fundamentais contribuições para a ética e para a lógica, foi um cientista experimental e, como tal, o primeiro grande biólogo. A contribuição filosófica de Aristóteles foi fantástica, mas infelizmente não temos aqui o espaço necessário para discorrer sobre ela e vamos nos ater a alguns pontos relacionados com hereditariedade e evolução. Aos interessados, recomendo uma consulta à accessível e excelente História do pensamento ocidental de Bertrand Russell (1872-1970).